De 01 a 03 de junho de 2025, a Casa do Rio, através do projeto Brigada Caboca, realizou o Curso de Formação de Brigadistas Comunitários, capacitando 41 pessoas de quatro comunidades localizadas ao longo da BR-319. O curso ofereceu uma formação prática e teórica sobre técnicas de combate ao fogo, segurança em operações e estratégias de prevenção, sempre respeitando a realidade local e a vivência das comunidades. Para Salomão da Silva, agente ambiental do Ibama, a proposta do curso é essencial para fortalecer as ações de base comunitária. “Esse curso foi criado justamente para a prevenção, dotar esse pessoal que é treinado para saber lidar com o fogo de forma segura”, explicou.
O município de Careiro enfrenta queimadas e secas cada vez mais severas, afetando a agricultura, a fauna, a flora e as comunidades rurais. Em 2023, chegou a registrar mais de 400 focos de incêndio em um único dia, levando à decretação de estado de emergência. O projeto foi realizado nessas comunidades para mitigar os impactos das mudanças climáticas e proteger a qualidade de vida da população.
A Brigada Caboca é um projeto que atua em Careiro/AM e forma brigadistas comunitários voluntários para reduzir os efeitos de queimadas e incêndios florestais. Mobiliza agricultores, jovens e moradores rurais, promovendo o manejo integrado do uso do fogo, e alternativas como a agroecologia e o manejo do solo. Além de oferecer capacitação em prevenção e combate a incêndios, a iniciativa futuramente também distribuirá equipamentos essenciais para o combate desses eventos. Com isso, fortalece a resposta local aos incêndios, protegendo comunidades vulneráveis e contribui para a preservação ambiental e a segurança das famílias.
Além do aspecto técnico, a formação também foi uma oportunidade de valorização do conhecimento tradicional e de fortalecimento comunitário. Simeão Chavier, agricultor da comunidade São José, destacou a importância da capacitação: “Esse curso vem para engrandecer o nosso conhecimento e dar oportunidade para que as pessoas possam se aprimorar em combater e prevenir incêndios florestais.”
A formação de brigadistas comunitários é um passo importante para garantir que as próprias comunidades estejam preparadas para agir com rapidez e segurança diante das queimadas, reduzindo danos ao meio ambiente e protegendo vidas.