Pedagogia da Floresta fortalece educação e saberes tradicionais na RDS Igapó-Açu

A Casa do Rio deu início ao projeto Pedagogia da Floresta, com o objetivo de fortalecer o vínculo entre escola, comunidade e natureza na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Igapó-Açu, localizada ao longo da BR-319,  no Amazonas.

As RDS conciliam conservação ambiental e modos de vida das populações tradicionais. É nesse contexto que nasce o Pedagogia da Floresta, propondo uma educação conectada à floresta e coerente com os saberes e formas de viver da Amazônia.

Segundo Paulo Ricardo, Diretor de Programas da Casa do Rio, o projeto surge da necessidade de fortalecer os vínculos entre escola, pessoas e território na comunidade. “É um território profundamente marcado por saberes tradicionais, práticas sustentáveis e modos de vida coletivos, mas que ainda enfrenta desafios quanto à infraestrutura educacional e à valorização cultural”, afirma.

Educação que dialoga com a floresta

A Escola Municipal Igapó-Açu, dentro da RDS, enfrenta desafios estruturais e pedagógicos que dificultam a oferta de uma educação alinhada à realidade local. O projeto busca transformar esse cenário, criando um modelo educativo que valorize a escuta, o pertencimento e a cultura da floresta, entendendo a Amazônia como uma grande sala de aula.

O primeiro encontro de apresentação do projeto reuniu lideranças comunitárias, famílias, professores e funcionários da escola. O momento foi marcado por trocas sobre o significado da Pedagogia da Floresta e sobre o que ela representa para a comunidade.

“A reunião foi marcada por um debate rico e participativo. As pessoas demonstraram curiosidade e engajamento, trazendo perguntas sobre o projeto e sobre como a nova sala poderá ser um espaço sustentável e inspirador para a comunidade”, conta Lia Mandelsberg, Coordenadora do projeto.

Estrutura e formação 

O projeto prevê a construção de uma nova sala de aula, integrada ao ambiente natural, para atender até 30 alunos, com conforto térmico, ventilação e iluminação adequadas às condições amazônicas.

Para Angleice Dias, diretora da Escola Municipal Igapó-Açu, a nova estrutura representa um avanço importante para a qualidade da educação. “Essa sala vai melhorar o ensino e a aprendizagem, diminuir a quantidade de alunos por turma e oferecer mais conforto e espaço para estudar. Também vai facilitar o trabalho dos professores e deixar a escola mais organizada”, explica.

Além da construção, o projeto oferece formação continuada para 15 professores, baseada nos princípios da Pedagogia da Floresta. A capacitação fortalece a prática docente a partir da escuta ativa, valorização dos saberes locais e metodologias que fazem sentido para quem tem a floresta como parte da vida diária.

O projeto conta com o apoio da Katia Francesconi Foundation, que já contribui com projetos da Casa do Rio de forma contínua durante anos, direcionando por dois anos para o projeto “Rede da Primeira Infância” e agora investe no Pedagogia da Floresta ambos iniciativas da Casa do Rio, fortalecendo ações educacionais que valorizam saberes tradicionais e o vínculo entre comunidade e floresta.

“Na primeira vez que visitei o Careiro, o primeiro abraço que eu ganhei foi de uma criança. Sinto no meu coração uma grande alegria por conectar doadores [...] ao sonho de vermos florescer as crianças da Amazônia, as guardiãs da floresta. Uma honra para mim acompanhar o inovador e fundamental trabalho da Casa do Rio, que protege a primeira da infância, semeia educação, estimula os jovens à consciência cidadã. Cada visita me traz grande satisfação. E a certeza de que os investimentos da fundação estão se transformando em possibilidades de um futuro mais justo, digno e próspero para as Katia’s Kids da Amazônia”, afirma a financiadora.

O projeto Pedagogia da Floresta é feito junto com as pessoas do território. Educadores, lideranças e famílias participam de todas as etapas do projeto, desde o desenho arquitetônico da nova sala até o conteúdo das formações durante o encontro. O projeto também se comunica com órgãos públicos e gestores ambientais, garantindo organização, sustentabilidade, respeitando as diretrizes da unidade de conservação.

Educação em conjunto com o território

Com o Pedagogia da Floresta, a Casa do Rio reforça seu compromisso com uma educação que nasce do território e volta para ele. As ações estão previstas até maio de 2026 e têm o potencial de inspirar outras escolas e comunidades ribeirinhas da Amazônia, mostrando que é possível aprender e ensinar a partir da floresta.

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