Caminhada ambiental mobiliza brigadistas e fortalece o cuidado coletivo com o meio ambiente

Ação promovida pela Casa do Rio, por meio da Brigada Caboca, reuniu brigadistas comunitários, parceiros e representantes do poder público no Careiro em uma atividade de conscientização ambiental e mobilização comunitária.

O Projeto Brigada Caboca é uma iniciativa da Casa do Rio, organização da sociedade civil que atua no município de Careiro (AM), na região da BR-319. Criado em 2024 diante do aumento dos incêndios florestais e das estiagens severas que atingem a Amazônia, o projeto fortalece a atuação das comunidades locais na prevenção e no combate às queimadas, contribuindo para a proteção dos territórios, a conservação ambiental e a redução dos impactos do fogo sobre a população e a floresta. 

Brigadistas comunitários, parceiros institucionais e representantes do poder público participaram da primeira Caminhada Ambiental promovida pela Casa do Rio, por meio do projeto Brigada Caboca, no município do Careiro. A atividade integrou as ações do Mês do Meio Ambiente e reuniu 33 participantes em um momento de conscientização, diálogo e fortalecimento do compromisso coletivo com o cuidado do território.

Realizada em parceria com Consórcio Concremat Hollus, a Prefeitura de Careiro, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, e com financiamento do Rosewood São Paulo, a caminhada buscou incentivar reflexões sobre a preservação ambiental e a importância das atitudes cotidianas na construção de comunidades mais sustentáveis.

Ao longo do percurso, os participantes receberam materiais educativos com informações sobre cuidados ambientais e compartilharam experiências sobre os desafios e responsabilidades relacionados à conservação dos espaços comuns. A ação também reforçou a importância da participação comunitária na promoção de mudanças positivas para o município.

Para Eliane Soares, diretora executiva da Casa do Rio, a transformação ambiental acontece a partir do engajamento individual que, somado aos esforços de outras pessoas, gera impactos coletivos duradouros.

“Esse é um trabalho individual que, por meio de pequenos movimentos, transforma o coletivo. Quando cada pessoa dá esses pequenos passos, conseguimos conservar e manter o meio ambiente para as futuras gerações. Mas não podemos pensar que isso é algo para o futuro. O futuro é agora.”

A caminhada marcou ainda o início das mobilizações do Mês do Meio Ambiente desenvolvidas em parceria com diferentes instituições. Segundo Karen Di Santis, supervisora da Gestão Ambiental da BR-319 pela Concremat Hollus, a iniciativa foi pensada como um convite à adoção de práticas mais conscientes no dia a dia.

“A Casa do Rio trouxe essa atividade como um ponto de partida para o mês de junho, o Mês do Meio Ambiente. A proposta é despertar nas pessoas ações e atitudes positivas e construtivas, em vez de destrutivas, fortalecendo a consciência ambiental necessária para manter nossa cidade limpa e mais atenta às questões ambientais.”

Para o secretário municipal de Meio Ambiente de Careiro, Elias Assayag, a união entre organizações, poder público e comunidade é fundamental para fortalecer a conscientização ambiental no município.

“Estamos dando início às mobilizações do Mês do Meio Ambiente junto aos nossos parceiros. É uma ação importante para a sociedade e para o município, contribuindo para que tenhamos uma cidade mais limpa e organizada.”

Ao promover espaços de diálogo, aprendizado e participação, a Caminhada Ambiental reforça o compromisso da Casa do Rio e da Brigada Caboca com a construção de territórios mais conscientes, sustentáveis e preparados para enfrentar os desafios ambientais do presente e do futuro.

Confira mais sobre a Brigada Caboca no vídeo abaixo:




Nosso site faz captura apenas de cookies de sessão. Clique Aqui e leia nossa politica de privacidade.